Museu Nacional é homenageado pela Turma da Mônica

Imagem: Reprodução do Facebook da Turma da Mônica

Denominado de “Insubstituível”, as tirinhas liberadas pela página da Turma da Mônica no último dia 21/09 homenageiam o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, que foi destruído por um incêndio no dia 2 de setembro. Nele a Dona Morte (Turma do Penadinho) recebe os espécimes e artefatos que foram destruídos na tragédia, explicando um pouco da importância do que se perdeu. Em um determinado momento ela comenta “Se alguém chegasse ao nosso cemitério hoje e perguntasse... ‘Quem morreu?’ Eu diria... 200 anos de história".




Contudo, os quadrinhos terminam com uma mensagem positiva, fazendo uma alusão às pessoas que tentaram salvar algo durante o incêndio e aos cientistas que trabalharam no museu: “Mas, daí, olhando tudo o que vocês fizeram... Eu vejo que a alma do museu continua aqui...”.



Três semanas após o incêndio as causas a tragédia não foram descobertas. Mais de 20 milhões de peças (incluindo o acervo arqueológico, antropológico, etnográfico e biológico) que estavam presentes tanto nas exposições, como nas reservas técnicas foram perdidas. Representantes da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) já avaliaram o local e apontaram que a restauração do edifício levará cerca de 10 anos.

Leia ao quadrinho inteiro clicando aqui.

Comentários